Sua Empresa tem políticas que apresentam valor às pessoas e/ou contribuem no engajamento dos colaboradores? O que move as pessoas a permanecerem na empresa atual? Quais os sinais que a empresa apresenta à comunidade para atração e retenção?
Boas práticas de EVP trazem equilíbrio entre recompensas tangíveis (salário fixo, variável, benefícios, modelos de remuneração) e recompensas intangíveis (ex.: salário emocional, valores organizacionais, cultura, liderança motivadora, oportunidades de crescimento, meritocracia).
Nos últimos quinze meses muitas mudanças vêm acontecendo nas organizações e mais mudanças ocorrerão no pós-pandemia. Movimentos até então considerados complexos e/ou de difícil aplicação viraram realidade e, o grande protagonista, foram, continua e continuará sendo as pessoas. A humanização nas empresas começa a ganhar corpo e tem como objetivo fortalecer a conexão das pessoas e melhorar as relações humanas.
O cenário que se apresenta, mesmo com os desafios envolvendo a gestão dos negócios, proporciona oportunidade para que as organizações possam pensar, formatar, estruturar e implantar políticas de Proposta de Valor às Pessoas (EVP). O EVP deve levar em consideração premissas que possam contribuir no fortalecimento da identificação do propósito das pessoas com o que elas entregam como resultado do seu trabalho e à cultura organizacional, bem como ser um fator para que as pessoas possam tomar decisão em relação a carreira profissional e qualidade de vida. As pessoas precisam entender e saber a importância do seu trabalho para o negócio e acreditar nas organizações.
No Pilar de Recompensas Tangíveis recomenda-se: transparência da comunicação envolvendo os critérios que orientam as práticas de cargos, carreira e salários; na remuneração variável as metas e métricas, além da clareza, devem ser factíveis para seu alcance e/ou superação e precisa considerar, na comunicação, como as ações de cada função vai impactar no alcance dos resultados; que a definição do pacote de benefícios esteja alinhado com o perfil dos usuários e valores da empresa.
No Pilar de Recompensas Intangíveis recomenda-se: o líder precisa conhecer as expectativas do seu time de liderados (falar com e ouvir as pessoas); ações de feedback com orientação e acompanhamento, acolhimento e busca do engajamento vão fortalecer o processo de gestão; fortalecimento da marca empregadora, conectando com o desejo das pessoas em pertencer à empresa; incentivar e reconhecer a aprendizagem contínua; gerar segurança; respeitar as diversidades; reconhecimento; qualidade de vida/equilíbrio com a saúde mental.
Os exemplos acima são algumas reflexões que podem compor a construção de Proposta de Valor.
Este investimento torna-se um grande desafio para as organizações. A mudança do mindset vai impactar nos pensamentos, comportamentos e atitudes com reflexo nas relações do trabalho.