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Remuneração Variável

A Remuneração Variável é um programa de gestão por resultados que proporciona ganhos às pessoas no alcance e/ou superação de metas dentro de um determinado período e contribui para a melhoria e sustentabilidade dos resultados das empresas.

Dentro deste conceito encontramos no mercado corporativo o ICP (Incentivos a Curto Prazo, onde destaca-se o PLR/PPR, Bônus, Comissão, Incentivo sobre Vendas e Prêmios, modelo em que as metas são definidas por um período de até 1 ano), e o ILP (Incentivos a Longo Prazo, onde destaca-se o Bônus de Longo Prazo e Programa de Ações, modelo em que as metas são definidas por um período superior a 1 ano).

A sustentabilidade dos programas de remuneração variável está vinculada aos resultados alcançados em relação as metas estabelecidas. Dentro desta premissa é determinante, dentro dos modelos, a definição clara das metas a serem alcançadas e ferramentas eficazes para acompanhamento, medição, segurança e proteção das informações e transparência dos resultados.

O Programa de Remuneração Variável traz vantagens para as pessoas e empresa, com baixo risco trabalhista, desde que observado os pilares centrais/legais do modelo a ser implementado.

Dependendo do modelo e desenho do programa, a empresa poderá ter isenção de encargos trabalhistas e previdenciários, reter e atrair pessoas chave para o negócio, fortalecer a cultura de meritocracia e de resultados, diminuir os custos fixos, promover o engajamento e fortalecer os valores organizacionais com a definição de metas que orientam os princípios e/ou crenças e/ou condutas (Ex.: definição de metas orientadas para o meio ambiente, social e governança-ESG).

As pessoas passam a ser desafiadas e motivadas nas suas ações com foco no planejamento, organização e orientação para resultados, busca de oportunidades de melhoria, identificação com o propósito da empresa, fortalecimento das competências, engajamento entre as equipes/colegas, reconhecimento e, dependendo do modelo e desenho do programa, poderá receber o valor da remuneração variável sem o desconto do imposto de renda.

O programa precisa gerar credibilidade para as pessoas. Um plano de comunicação amplo com as oportunidades dos ganhos, riscos e visibilidades das metas é um dos primeiros passos para o sucesso. Divulgação periódica dos resultados, avaliação dos porquês do alcance ou não das metas e revisão do plano de ação, complementam e fortalecem a gestão do programa.

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