Av Júlio de Mesquita, 199 Campinas SP | +55 19 3254.1329 - 3253.5865

Remuneração

Remuneração e Meritocracia

A parceria entre remuneração e meritocracia é uma alternativa eficaz no processo de gestão, que tem como propósito identificar, reconhecer e valorizar as pessoas cujo desempenho, entregas, competências são diferenciadas dentro da equipe. Além disso, essa alternativa é uma ferramenta importante na atração e retenção de talentos.

Este modelo, quando aplicado, precisa de regras claras e com a maior transparência possível para que as pessoas possam ter a visibilidade das oportunidades de crescimento dentro da empresa, bem como facilitar o processo de gestão pela liderança.

A remuneração, neste contexto, tem uma visão mais global destacando-se as políticas envolvendo

  1. A remuneração fixa (salários diferentes para quem ocupa a mesma função/cago);
  2. Remuneração variável (conectada com metas e indicadores para alcance de resultados);
  3. Trilha de carreira (evidências e critérios para evolução dentro da função (ex. operador I para II; analista Jr para Pl; analista para supervisor);
  4. Movimentações internas /Mudanças na carreira(ex. analista financeiro para analista de marketing).

O processo exige uma avaliação criteriosa do ambiente atual de gestão para entendimento da eficácia das ferramentas e políticas existentes. Como dica, procure ouvir o cliente interno (gestor), pois ele pode contribuir com informações relevantes sobre a percepção que ele tem de sua equipe em relação ao modelo presente e, também, sobre as dificuldades que ele sente na aplicação das políticas ou pela falta delas. Todo este cuidado é necessário para evitar impactos no clima organizacional.

Com o diagnóstico realizado o próximo passo é planejar e estruturar o plano de ação. Todo o direcionamento do programa, sua amplitude, recursos, investimentos, políticas e comunicação, precisam de alinhamento e validação da diretoria. Aspectos legais devem ser tratados com a área trabalhista para mitigação de possíveis riscos.

A cultura presente e o estágio atual da sua empresa em processos de gestão serão os norteadores para a definição e implementação das ações. Implemente, acompanhe, avalie, meça os resultados e seja proativo para fazer os ajustes necessários para manter a sustentabilidade do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *