A SAP Consultoria em Recursos Humanos promoveu um estudo sobre a prática de Home Office (Teletrabalho), junto a mais de 200 empresas nacionais e multinacionais de diferentes segmentos e regiões do país, visando identificar tendências e informações que sirvam de referência para as organizações, bem como contribuindo com as estatísticas brasileiras.
Informações como: barreiras de implantação, principais objetivos da política, modalidades de concessão e elegibilidade, funcionamento da jornada de trabalho, custeio de despesas, controle de atividades, restrições de atuação, aspectos de contingências e ganhos de resultado, foram levantadas e apresentadas de forma consistente e analítica.
Enquadrado no modelo de trabalho flexível – mais conhecido na Europa como Smart Working e nos EUA como Workplace Flexibility – o home office ou teletrabalho permite “mover o trabalho para os trabalhadores, ao invés de mover os trabalhadores para o trabalho”, segundo Jack M. Nilles, no livro “Fazendo do Teletrabalho uma Realidade”. No Brasil a adoção dessa modalidade ainda está em processo de construção, conforme comprovou o estudo.
O objetivo do estudo, hoje referência nacional e internacional da prática de teletrabalho, é de realizar uma análise crítica do teletrabalho no Brasil e sua aplicação junto às empresas públicas e privadas, visando uma compreensão mais adequada do tema sob uma visão estruturada.
Além do teletrabalho o estudo aborda também o tema da mobilidade urbana, a fim de apurar como as empresas estão percebendo e/ou trabalhando com este tema dentro do cenário corporativo, em especial nos grandes centros.
Entre em contato para solicitar pesquisa
Fone: (19) 3254-1329 – sap@sapconsultoria.com.br