Av. José Bonifácio, 105 Campinas SP | +55 19 3254.1329 - 3253.5865

Sem categoria

A Evolução do Teletrabalho

Gostaria de compartilhar que foi lançado o livro A Evolução do Teletrabalho, onde os sócios da SAP Consultoria em RH foram convidados para escrever um dos capítulos: Como as Empresas estão Administrando o Home Office no Brasil. O livro traz conteúdo prático sobre o teletrabalho onde os autores, com vasta experiência em suas respectivas áreas de atuação, …

Sem categoria

Conheça a Arquitetura de Cargos, uma ferramenta estratégica para a gestão de Cargos e Salários

Equilíbrio interno e relatividade interna, termos usados rotineiramente no ambiente de remuneração, estão dentro do pilar Arquitetura de Cargos, que é uma ferramenta estratégica para a gestão de Cargos e Salários. A definição do agrupamento de cargos nas empresas pela Arquitetura, independentemente do seu segmento de atuação, leva em consideração as atribuições e reponsabilidades e …

Sem categoria

A Remuneração e a chegada de 2022

Estamos caminhando para o fechamento do ciclo de 2021, ano que registrou forte impacto nos índices inflacionários e reflexo o ambiente de remuneração. Além dos reajustes legais, com a aplicação dos reajustes para todos os salários ou com um limite salarial para aplicação,  as movimentações envolvendo turnover, novas contratações, promoções e meritocracia, dependendo do segmento/ramo …

Sem categoria

Remuneração Variável

A Remuneração Variável é um programa de gestão por resultados que proporciona ganhos às pessoas no alcance e/ou superação de metas dentro de um determinado período e contribui para a melhoria e sustentabilidade dos resultados das empresas. Dentro deste conceito encontramos no mercado corporativo o ICP (Incentivos a Curto Prazo, onde destaca-se o PLR/PPR, Bônus, …

Sem categoria

Política de Remuneração

Falta de clareza, gap´s na comunicação, conflitos internos, desconfortos e insegurança, potencial risco trabalhista e alocação desbalanceada dos recursos financeiros, são alguns efeitos colaterais da ausência de política de remuneração. Remuneração fixa, remuneração variável e pacote de benefícios compõem o cardápio da remuneração. Olhando a estratégia a ser definida os integrantes da política precisam estar …

Sem categoria

Novas Formas de Reorganizar o Trabalho

As formas de trabalho, antes mais padronizadas, estão passando por modificações, considerando a realidade dos negócios, características dos processos, filosofias de gestão e segmento de atuação. Essas novas formas de trabalho, mais dinâmicas, motivadoras e produtivas estão sendo objetos de discussão cada vez mais nas empresas. Entre elas destacamos: Teletrabalho,  prestação de serviços preponderantemente fora …

Sem categoria

Remuneração e Inflação

A inflação está de volta. Estamos sentindo a variação nos preços envolvendo os custosdas compras e manutenção da residência. Segundo dados do IBGE o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registra altade 3,77% no acumulado do ano até junho e 8,35% nos últimos 12 meses.O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica dejuros da …

Sem categoria

Benefícios Inclusivos

O tema Diversidade e Inclusão vem cada vez mais ganhando espaço na agenda de empresas comprometidas com o desenvolvimento de seus talentos e mercados. Implantação de políticas e práticas voltadas à inclusão de negros, mulheres e da comunidade LGPTQ+ está na pauta das maiores empresas do mundo.  Pesquisas têm mostrado que equipes com características distintas são …

Sem categoria

Conheça Employee Value Proposition (EVP)

Sua Empresa tem políticas que apresentam valor às pessoas e/ou contribuem no engajamento dos colaboradores? O que move as pessoas a permanecerem na empresa atual? Quais os sinais que a empresa apresenta à comunidade para atração e retenção? Boas práticas de EVP trazem equilíbrio entre recompensas tangíveis (salário fixo, variável, benefícios, modelos de remuneração) e recompensas intangíveis (ex.: …

Sem categoria

Carreira Técnica

Há existência de trilha de carreira, onde o caminho que o profissional deve percorrer para alcançar seus objetivos são bem definidos e com critérios claros, faz parte das expectativas dos profissionais dentro das empresas. Pesquisas recentes indicam que a oportunidade de crescimento, em conexão com a valorização profissional e reconhecimento, é fator relevante para o profissional …